Programação (definitiva)

24 de novembro de 2008

17h às 18h
Credenciamento
Auditório Castelo Branco - Reitoria da UFC

18h às 19h
Solenidade de abertura
Auditório Castelo Branco - Reitoria da UFC

19h às 20h30min
Conferência de abertura
Profa. Dra. Francine Cicurel (Sorbonne – Paris)
Agir professoral et enseignement de la lecture: questions d’observations et d’epistémologie
Auditório Castelo Branco - Reitoria da UFC

25 de novembro de 2008

Manhã

08h30min às10h
Mesas redondas

Mesa redonda 1 - Leitura, escrita e o agir do professor
Auditório da Biblioteca de Humanidades I

Dra. Eulália V. L. Fraga Leurquin (UFC)
Contribuições de teorias análise dos Textos/discursos para o Ensino de Leitura
Dra. Antonia Dilamar Araújo (UECE)
O ensino de gêneros textuais: concepções de professores no contexto universitário
Dra. Abuêndia Pinto (UFPE)
A conexão leitura-escrita no processamento discursivo e o agir do professor
Dr. Valdir Barzzoto (USP)
Apreender o conhecimento da crianza sobre lectura e escrita: exigencias e desafios

Mesa redonda 2- Teorias Lingüísticas e o ensino de línguas I
Auditório Interarte – Casa de Cultura Alemã

Dra. Maria Elias Soares (UFC)
Dr. José Américo Bezerra Saraiva(UFC)
Semiótica e Ensino
Dra. Emília M. Peixoto Farias (UFC)
Figuratividade e Ensino
Dra. Mônica Magalhães Cavalcante (UFC)
Processos referenciais - uma sugestão de atividades

10h às 10h30min
Apresentação Cultural

10h30min às 12h
Palestras

Palestra 1 - A Tecnologia Educativa na Sala de Aula
Dr. Manuel Salvador de Araújo Lima (Universidade de Açores-Portugal)
Auditório da Biblioteca de Humanidades I

Palestra 2 - A ação do professor e as exigências do Século XXI
Dr. Pedro Francisco Gonzalez (Universidade de Açores- Portugal)
Auditório Interarte – Casa de Cultura Alemã

Tarde
14h às 16h
Palestras

Palestra 3 - Letramentos midiáticos: ganhos éticos e políticos da desestabilização identitária na escola
Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ)
Auditório da Biblioteca de Humanidades I

Palestra 4 - Proposta para a Internacionalização da Língua Portuguesa
Dra. Rosemeire Selma Monteiro (UFC)
Auditório Interarte – Casa de Cultura Alemã

16h às 16h30min
Apresentação Cultural

16h30min -18h
Mesas redondas

Mesa redonda 3 - Teorias Lingüísticas e o ensino de línguas II
Auditório Interarte – Casa de Cultura Alemã
Dra. Márluce Coan (UFC)
Sociolingüística variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino
Dra. Luciane Ferreira (UFC)
Considerações sobre a pesquisa psicolingüística
Dra. Márcia Teixeira Nogueira (UFC)
O funcionalismo lingüístico: contribuições para o ensino
Dr. Nelson Barros da Costa (UFC)
Teorias lingüísticas e o ensino de línguas

Mesa redonda 4 - O agir do professor no contexto de ensino mediado por computador
Auditório da Biblioteca de Humanidades I

Dra. Vládia M. Cabral Borges (UFC)
Os múltiplos papéis do professor em educação a distância
Dr. Júlio César Araújo (UFC)
Hipertextualidade e letramento na tela: a interação na EAD virtual
Dra. Iúta Lerche Vieira (UECE)
Ensino da escrita na WEB: da ferramenta tecnológica à atuação do professor
Ms. José Leite de Oliveira Júnior (UFC)
Computador na escola: um duplo desafio na efetivação do direito à literatura

26 de novembro de 2008

Manhã

08h30min às 10h
Palestra

Palestra 5 - As implicações do letramento para o ensino de língua materna
Dra. Ângela Kleiman (Unicamp)
Auditório da Biblioteca de Humanidades I

10h às 10h30min
Apresentação cultural

10h30min às 12h
Mesa redonda e palestra

Mesa redonda 5 - Material didático, autoria e o agir do professor
Auditório da Biblioteca de Humanidades I

Dra. Lívia Márcia. T. R. Baptista (UFC)
Material didático: entre o agir e o (re)agir
Dr. Pedro Henrique Lima. Praxedes Filho (UECE)
Abordagem Comunicativa, Registro e Metalíngua: uma proposta para o ensino crítico de inglês-LE via GSF
Dra. Emerson Di Pietri (USP)
As tecnologias da informação e a produção textual na escola
Dr. Bernardete Biasi-Rodrigues (UFC)
Produção de material digital multimídia para o ensino de Língua Portuguesa

Palestra 6 - As variações regionais e sociais no ensino da língua portuguesa
Dra. Maria do Socorro Aragão (UFC)
Auditório do curso de História

Tarde
14h às 16h
Sessões de comunicação
Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais (NUPER), anexo à Faculdade de Educação da UFC

16h às 16h30min
Apresentação Cultural

16h30min às 18h00
Palestra

Palestra 7
Dra. Iracema Luíza de Souza (UFBA)
Auditório da Biblioteca de Humanidades I

Mesa redonda 6 - O agir pedagógico e a formação de professores
Auditório Interarte – Casa de Cultura Alemã

Dra. Irenísia Torres de Oliveira (UFC)
Formar professores de Literatura: importância e desafios
Dra. Conceição Maria Ribamar (UFMA)
Ms. Maria Ednilza Oliveira Moreira (UFC)
A educação continuada de professores: contribuição da experiência com estágio na escola
Dra. Maria Helenice Araújo Costa (UECE)
Formação de Professores de Língua Materna: uma questão de prática ou de teoria?

27 de novembro de 2008

Manhã

08h30min às 10h
Palestras

Palestra 8 - As práticas pedagógicas face à necessidade de desenvolvimento das competências em escrita
Dra. Maria Irandé Costa Morais Antunes (UECE)
Auditório da Biblioteca de Humanidades I

Palestra 9 - A formação inicial e as representações sobre o agir do professor
Dr. Émerson Di Pietri (USP)
Auditório Interarte – Casa de Cultura Alemã


10h às 10h30min
Lançamento de livros

10h30min às12h
Palestras

Palestra 10 - Imagens do Professor: Agir e Representações
Profa. Dra. Maria de Lourdes Matêncio (PUC-MG)
Auditório da Biblioteca de Humanidades I

Palestra 11 - Saber-ler em todas as idades: algumas contribuições
Dra. Sylvie Delacours Lins (UFC/FACED)
Auditório Interarte – Casa de Cultura Alemã

Tarde

14h às 16h
Sessões de comunicação
Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais (NUPER), anexo à Faculdade de Educação da UFC

16h30min às 18h
Conferência de encerramento
O espaço de ação do professor com as novas tecnologias de aprendizagem: possibilidades e limitações
Dr. Vilson Leffa (UCPEL)
Auditório Castelo Branco - Reitoria da UFC

18h
Solenidade de encerramento
(Auditório Castelo Branco – Reitoria da UFC)


GRUPOS DE TRABALHO

26/11/2008 – (QUARTA-FEIRA)

GT 1 – ENSINO E NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

SALA – 06 Casa de Cultura Britânica
Coord.: Samuel de carvalho Lima


14:00 - Letramento digital em contexto de ensino-aprendizagem - Samuel de carvalho Lima
14:20 - O professor do ensino médio e a ativação do conhecimento prévio na leitura de hipertexto - Regina Cláudia Pinheiro
14:40 - O papel do tutor à distância e suas novas práticas pedagógicas - Fabíola Silveira Jorge
Cristiane Borges Braga
15:00 - Mapas conceituais como ferramenta de descrição de um portal educacional - Débora Liberato Arruda Hissa
15:20 - Professores de idiomas e o ensino mediado pelas práticas de linguagens na web - Tatiana Lourenço de Carvalho
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

SALA – 10 Casa de Cultura Britânica
Coord.: Vera Lúcia Santiago Araújo
Sessão de comunicação temática
TÍTULO DA SESSÃO: Tradução e ensino de línguas

14:00 - Legendagem e ensino de línguas - Vera Lúcia Santiago Araújo
14:20 - Tradução Audiovisual (TAV) e seu potencial educacional no ensino da leitura em Língua Inglesa. - Myrcea Santiago S. Harvey
14:40 - A relação da Libras com a língua portuguesa dentro da sala de aula: resultado de atividades na língua portuguesa com alunos surdos - Patrícia Araújo Vieira
15:00 - A compreensão oral mediada pela tradução audiovisual em aulas de espanhol como língua estrangeira - Edilene Barbosa
15:20 - MSN MESSENGER – Uma ferramenta que proporciona a colaboração na aprendizagem de línguas mediada pelo computador - Alexandra Maria Lima de Melo
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

GT 2 – MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS

SALA – 15 Casa de Cultura Francesa
Coord.: Sandra Helena Dias de Melo

14:00 - Leitura e produção de texto nos livros didáticos de história - Sandra Helena Dias de Melo 14:20 - Análise de exercícios de compreensão textual nos livros didáticos de inglês para o ensino médio - Vanusa Benício Lopes
14:40 - Correspondência entre proposta de redação e critérios de correção - Kennedy Cabral Nobre
15:00 - Avaliação de material didático para o ensino de língua estrangeira: uma prática necessária - Katiene Rozy Santos do Nascimento
15:20 - Material didático impresso para fins de promoção acadêmica: exame de proficiência - José Tupinambá de Andrade
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS


SALA – 16 Casa de Cultura Francesa
Coord.: Elisabeth L. Catunda

14:00 - Português forense: uma análise de material didático - Elisabeth L. Catunda
Maria Elias Soares
14:20 - Ensino de língua portuguesa e gêneros discursivos: reflexões sobre a didatização dos gêneros nos livros didáticos. - Leila Britto de Amorim, Fabiane Vieira da Silva, Telma Ferraz Leal 14:40 - O REGGAE e o ensino de língua materna na EJA no Maranhão - Georgiana Márcia Oliveira Santos
15:00 - A utilização de recursos de áudio, de vídeo e de imagens impressas no ensino de LÊS: a visão de docentes e discentes - Águida Maria Alencar Freitas
15:20 - A Relação texto-imagem: como recurso didático e motivação para a leitura - Maria de Fátima de Oliveira Lima
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

GT 3 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E METODOLOGIA DE ENSINO

SALA – 17 Casa de Cultura Francesa
Coord.: Mônica de Souza Serafim

14:00 - O trabalho com o texto literário na sala de aula: o que faz o professor? - Mônica de Souza Serafim
14:20 - Oralização ou bilingüísmo: metodologias que permeiam o processo ensino/aprendizagem de educandos surdos - Dannytza Serra Gomes
14:40 - O ensino da literatura: uma nova perspectiva no ensino médio - Gilles Villeneuve Souza Nascimento, Pedro Ramalho Neto , Profª MS. Edilene Soares das Neves
15:00 - Nova escola em diálogo com a ciência: formação científica para o professor de língua portuguesa? - Ismar Inácio dos Santos Filho
15:20 - Descrição lingüística nas aulas de língua materna – o problema do que é sujeito - Francisco Arimir Alves Cunha Filho
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

SALA - 18 Casa de Cultura Francesa
Coord.: Kátia Cilene David da Silva

14:00 - Crenças sobre o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira no discurso de alunos do curso de Letras - Kátia Cilene David da Silva, Moisés Batista da Silva
14:20 - O desejo e a sua realização na prática de ensino reflexiva - Andreia Turolo da Silva
14:40 - A prática de análise lingüística em sala de aula - Carlos Eduardo Ferreira da Cruz
15:00 - O pós-método e o ensino de línguas estrangeiras: algumas considerações acerca da prática pedagógica de duas professoras universitárias. - Gisvaldo Bezerra Araújo-Silva
15:20 - A abordagem dos pretéritos perfeito e imperfeito em livros didáticos de Português e Espanhol - Valdecy de Oliveira Pontes
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

GT 4 – LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE

SALA – 01 PPGL
Coord.: Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista
14:00 - Gêneros textuais – uma fluida trajetória: da Antiguidade Clássica ao “chão” da escola contemporânea. - Raimundo Nonato Moura Furtado
14:20 - Estratégias de leitura e gêneros textuais: uma abordagem lingüístico-pedagógica - Lucineudo Machado Irineu, Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (orientadora)
14:40 - A contribuição dos gêneros ao contexto de aprendizagem do espanhol como língua estrangeira - Kélvya Freitas Abreu
15:00 - Uma visão processual da escrita para o ensino de línguas: relato e reflexão - Anny Kelly Barroso Mota, Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (orientadora)
15:20 - Texto e discurso: reflexões em torno da autoria em textos escolares - Maria Valdênia Falcão do Nascimento, Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

SALA – 13 Casa de Cultura Britânica
Coord.: Flávia Cristina Candido de Oliveira

14:00 - A ficha de leitura numa visão semiótica - Flávia Cristina Candido de Oliveira
14:20 - Estratégias e autonomia na leitura em língua estrangeira: tecendo conexões -
Gustavo Henrique da Silva Lima
14:40 - O ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos: gêneros textuais em foco - Jeferson Chrístyan Almeida Nunes, Cristiane da Silva Baltor
15:00 - Resenha crítica: prática do gênero por alunos da graduação em Letras da UFPE - Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto, Abuêndia Padilha Peixoto Pinto (Orientadora)
15:20 - Carta pessoal em sala de aula e no Ciberespaço: professora, posso ficar à vontade? - Cassia Mª de S. Leão
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS


SALA – sala de vídeo Casa de Cultura Francesa
Coord.: Mirna Gurgel Carlos da Silva


14:00 - As produções textuais escolares e o processo argumentativo os gêneros jornalísticos - Mirna Gurgel Carlos da Silva, Maria Elias Soares (orientadora)
14:20 - Discutindo o conceito de gênero em pesquisas com foco no ensino de produção textual - Fagner Geison Silveira
14:40 - O desenvolvimento da leitura através da abordagem interativa: uma análise de uma coleção de livros didáticos de língua inglesa - Claudiane Felix de Moura, Irandé Morais Antunes
15:00 - Análise de situações didáticas de leitura com crianças multirrepetentes - Gilvania Francisca Alves, Telma Ferraz Leal
15:20 - Tipos e causas de desvios ortográficos nos textos de alunos oriundos da educação de jovens e adultos - Marilene Barbosa Pinheiro
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS


SALA – sala Lingüística (PPGL) Bloco Didático
Coord.: Orleane Santana

14:00 - Pressuposição e argumentação em sentenças judiciais - Orleane Santana
14:20 - Práticas de leitura e escrita no contexto da inclusão - José Ribamar Lopes Batista Júnior
14:40 - Assistindo e não sendo humilhado - as práticas letradas como construção do sujeito na EJA - Valberto Cardoso da Silva
15:00 - Morfologia derivacional de língua portuguesa: o sufixo –vel na formação dos adjetivos em língua portuguesa - Ana Lúcia Rocha Silva
15:20 - Oralidade e escrita: análise dos “erros” ortográficos na escrita infantil. - Zuleica de Sousa Barros
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

GT 6 – CULTURA, ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA

SALA – Sala 1 NUPER
Coord.: Maria de Fátima Medina Lucena

14:00 - O discurso retórico-argumentativo do auditório dos jornais O Povo e Diário do Nordeste - Maria de Fátima Medina Lucena
14:20 - O olhar na Outra noite - Daniel Fialho Freire Lessa
14:40 - A recurso ao “Reino Seguro” - Roberto Bezerra de Menezes
15:00 - A construção do saber da Lingüística Aplicada de um aprendiz: no domínio das interpretações - Adilson da Silva Correia
15:20 - A Literatura de cordel e o “Auto da Compadecida”: um olhar sobre o risível
Amanda Silva Falcão da Costa
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

27/11/2008 – QUINTA-FEIRA

GT 1 – ENSINO E NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

SALA – Sala de vídeo da cultura francesa
Coord.: Lívia de Lima Mesquita

14:00 - Notas sobre a elaboração argumentativa oral e escrita em meios eletrônicos síncronos e assíncronos - Lívia de Lima Mesquita
14:20 - Disciplinas online com alunos de cursos presenciais no âmbito universitário. - Francisco Wellington Borges Gomes
14:40 - O ensino de entoação de língua inglesa sob a perspectiva multicultural da abordagem comunicativa - Ana Cristina Cunha da Silva
15:00 - A construção colaborativa do conhecimento em AVA: uma experiência de pesquisa etnográfica - Elisângela Oliveira Viana, Júlio César Araújo (orientador)
15:20 - A prática pedagógica de professores de inglês em atividades de compreensão hiperleitura - Adriana Almeida Fernandes
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

GT 2 – MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS

SALA – 10 Casa de Cultura Britânica
Coord.: Flávia Mauricia Pereira de Carvalho Dias

14:00 - O uso de materiais de ensino em línguas estrangeiras e o conceito de bivalência - Flávia Mauricia Pereira de Carvalho Dias
14:20 - O uso da gramática na aula de língua portuguesa: formação de motoristas da língua ou mecânicos da gramática? - Manoelito Costa Gurgel
14:40 - A intertextualidade no livro didático de língua portuguesa do ensino médio - Francisco Auricélio Rodrigues Dias
15:00 - O aluno de LE, suas interações e tensões em ambiente institucional - Fernanda Carneiro Cavalcanti
15:20 - Análise de uma proposta de material didático: as seqüências didáticas na olimpíada de língua portuguesa - Leonel Andrade dos Santos, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (orientadora)
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS


GT 3 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E METODOLOGIA DE ENSINO

SALA – 15 Casa de Cultura Francesa
Coord.: Lenaldo da Silva


14:00 - A Escola e o ensino de língua portuguesa - Lenaldo da Silva
14:20 - Variação lingüística e práticas de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no sistema escolar - Bruno Sousa dos Santos
14:40 - Refletindo sobre uma proposta curricular calcada no contexto da Lingüística Aplicada - Arnon Alves Rocha
15:00 - O uso de estratégias para ensino de leitura em L2 para surdos: uma investigação com os professores de uma escola inclusiva. - Marina Sampaio Montenegro
15:20 - A metodologia do ensino de língua materna com os textos que circulam no nível fundamental - Maria Eliete de Queiroz
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS


SALA – 16 Casa de Cultura Francesa
Coord.: Silvia Cristina Duailibe Costa


14:00 - Competência Lingüística de futuros professores de inglês em formação inicial. - Silvia Cristina Duailibe Costa, Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (orientadora)
14:20 - A abordagem ou não de uma gramática reflexiva em materiais didáticos de língua espanhola. - Anna Kelly Sousa Lima
14:40 - Onde incluir? Um estudo arquegenealógico do discurso da inclusão social nas políticas públicas educacionais brasileiras - Argus Romero Abreu de Morais, Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (orientadora)
15:00 - Correção e avaliação de produções textuais em espanhol/LE - Rubenita Alves Moreira, Magali Pedro, Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (orientadora)
15:20 - Tradução no ensino de Português como língua estrangeira a hispanofalantes: o caso dos pronomes. - Magali Pedro, Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (orientadora)
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

SALA – 17 Casa de Cultura Francesa
Coord.: Mônica Maria Vieira Evangelista

14:00 - O ensino de língua materna através de gêneros: análise das dimensões essenciais no LDP. - Mônica Maria Vieira Evangelista
14:20 - Estudo exploratório sobre a ocorrência da proposição de atividades de leitura em língua estrangeira no ensino médio de uma escola pública. - Adriana da Rocha Carvalho
14:40 - A linguística e a sala de aula: como os docentes de línguas têm sentido a influência dos pressupostos linguísticos na aplicação de suas práticas pedagógicas. - Jariza Augusto Rodrigues,
Maria Irandé Costa Morais Antunes (orientadora)
15:00 - Avaliação no ensino de língua materna: um estudo de caso em uma escola pública de fortaleza. - Carla Poennia Gadelha Soares, Júlio César Araújo (orientador)
15:20 - Teorias subjacentes ao discurso de professores de língua estrangeira. - Stella Maria Miranda Vieira
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

SALA – 18 Casa de Cultura Francesa
Coord.: Marina Kataoka Barros

14:00 - Estágio Supervisionado De Língua Portuguesa E A Formação Inicial Do Professor De Língua Materna - Marina Kataoka Barros
14:20 - Um olhar crítico sobre o ensino da gramática sob a ótica da sociolingüística - Cristine de Araújo Santos, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (orientadora)
14:40 - Os mecanismos enunciativos nos relatórios de observação de aula - Cristiana Dantas da Rocha Lima
15:00 - O ensino sob a orientação para teoria dos gêneros segundo o ISD - Vanessa Lima Martins, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (orientadora)
15:20 - A argumentação nos textos de opinião produzidos no âmbito do jornal escolar: o contexto de produção e o seqüenciamento argumentativo. - Fábio Delano Vidal Carneiro
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

GT 4 – LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE

SALA – 01 PPGL
Coord.: Camila Maria Marques Peixoto

14:00 - O processo de construção de sentidos do texto em salas de aula do Projovem: o atuar do professor - Camila Maria Marques Peixoto, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (orientadora) 14:20 - A sociolingüística na sala de aula: a desconstrução do preconceito - Fábio Fernandes Torres
14:40 - Projeto leitura como prática de letramento - Eliabe Procópio e Daniel de França Brasil Soares
15:00 - Produção textual livre: quando os alunos se tornam autores - Lourena Klebia Alves Gomes
15:20 - Práticas de leitura na alfabetização: o que fazem os professores? - Sirlene Barbosa de Souza, Marília de Lucena Coutinho
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

SALA – 13 Casa de Cultura Britânica
Coord.: Erika Assunção dos Santos

14:00 - As implicações da prática de leitura na produção de textos escritos: - Erika Assunção dos Santos
14:20 - As marcas de oralidade em textos publicitários - Amaurícia Lopes Rocha Brandão, Letícia Adriana Pires Teixeira (Orientador)
14:40 - Dislexia: as dificuldades de diagnosticá-la - Lucas Lima de Vasconcelos, Raphaela Mendes de Almeida
15:00 - Entre o texto oral e o escrito: atividades de retextualização no ensino superior - Maria Coeli Saraiva Rodrigues, Edineuda Teixeira Pinto, Bernardete Biasi-Rodrigues (orientadora)
15:20 - A motivação leitora de crianças com câncer - Larissa Rogério Bezerra Letícia, Adriana P.. Teixeira
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

SALA – 06 Casa de Cultura Britânica
Coord.: Patrícia de Oliveira Batista

14:00 - Gêneros textuais e livros didáticos de língua portuguesa: renovação ou pretexto para o ensino gramatical? - Patrícia de Oliveira Batista, Ana Célia Clementino Moura (orientadora) 14:20 - Como despertar nos alunos o prazer pela leitura? - Gilvaneide de Sousa Santos, Profª. Odalice de Castro Silva (Orientadora)
14:40 - Análise da organização tópica nas dissertações escolares - Elisabeth Nozoza de Alencar 15:00 - O emprego dos determinantes demonstrativos e definidos na elaboração de textos argumentativos. - Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá
15:20 - Mesclas genéricas no scrap do Orkut - Vicente de Lima-Neto
15:40 - Processo formador do estudante de letras: perspectivas a partir da leitura - Flávia Campos Lima

GT 6 – CULTURA, ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA

SALA – sala 1 NUPER
Coord.: Mônica Dourado Furtado

14:00 - Casas de cultura estrangeira da UFC - Mônica Dourado Furtado
14:20 - Pregões de São Luís “para ver com os ouvidos”: propostas de trabalho inter e transdisciplinares para sala de aula. - Maria de Fátima Sopas Rocha
14:40 - O desenvolvimento do ensino de idiomas com o advento da Lingüística Aplicada pós-segunda guerra mundial - Francisco Thibério Arruda Sales
15:00 - Crenças de professores e alunos sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa em escolas da rede pública municipal de ensino de Fortaleza - Mirla Maria Furtado Miranda
15:20 - Casa de cultura francesa – UFC: 40 anos de difusão da língua e da cultura francesa - Francisco Roterdan Fernandes Damasceno
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

SALA – sala 2 NUPER
Coord.: Patrícia Lana Pinheiro

14:00 - O papel do auto-relato no processo de letramento por adultos de EJA - Patrícia Lana Pinheiro
14:20 - O ensino da escrita na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: o contexto de produção - Maria Vieira Monte Filha
14:40 - Os gêneros acadêmicos e a formação do professor pesquisador - Ana Edilza Aquino de Sousa, Ticyanne Pereira da Silva
15:00 - O uso de estratégias de compreensão leitora – o processo de verbalização através dos protocolos verbais - Antenor Teixeira de Almeida Júnior
15:20 - Uma análise do material didático primeiro aprender em escolas do nível fundamental - Francisca Kerlyanli Oliveira dos Santos
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS

SALA – sala Lingüística (PPGL) Bloco Didático
Coord.: Letícia Adriana Pires Teixeira

14:00 - O letramento na educação de jovens e adultos – EJA II de Ocara - Letícia Adriana Pires Teixeira, Liduina Alves Dodô, Maria Elias Soares (orientadora)
14:20 - Atividades de produção textual em língua inglesa: análise de um livro didático - João Paulo Frederico de Sousa
14:40 - Dificuldades no processo de aprendizagem: professor, o que fazer? - Maria Neurielli Figueiredo Cardoso
15:00 - A aula de PLE: mais uma vez a gramática - Kaline Araújo Mendes
15:20 - Valor e função social da escrita em narrativas infantis: uma abordagem a partir de textos não-padrão na escola - Rose Maria Leite de Oliveira
15:40 - DISCUSSÃO DOS TRABALHOS